Acções em defesa<br>da produção nacional
Ontem, 22, a Associação de Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) realizou no Peso da Régua, junto ao Lidl, uma acção em defesa da produção nacional e por melhores preços à produção.
No protesto, os vitivinicultores durienses exigiram do Governo a criação de condições para o aumento dos preços à produção; a contenção das importações desnecessárias dos produtos agrícolas; promover o consumo dos produtos nacionais, criando e dinamizando os mercados locais.
A Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (BALAGRI) esteve, no dia anterior no recinto da feira semanal de Viseu, mas também junto de dois hipermercados da região, denunciando as práticas comerciais abusivas que as grandes superfícies comerciais continuam a praticar. Entre outras medidas, os agricultores reclamaram a «retirada» à produção dos vitelos e das vacas já fora da produção leiteira, através da compra pública a preços compensadores; o reembolso de parte do consumo da Electricidade «Verde»; o consumo prioritário da produção nacional nas cantinas públicas.
No mesmo dia, 21, o RURALENTEJO – Conselho para o Desenvolvimento Rural do Alentejo levou a cabo uma acção na cidade de Évora.
As iniciativas inserem-se na campanha de informação aos consumidores que assinala, em todo o País, os 39 anos da criação da Confederação Nacional da Agricultura.